terça-feira, 26 de julho de 2011

Marie Rucki faz previsões sobre o futuro da Moda

O bate-papo com a diretora do Studio Berçot - Paris, Marie Rucki, no LabK da Kalimo Têxtil foi daqueles momentos em que ficamos em silêncio para absorver as sábias palavras de uma pessoa que sabe muito bem do que está falando.
Com total descontração, Rucki falou sobre o processo criativo, destacando sua fase inicial: a produção do têxtil.
Ressaltou que vivemos um momento em que não há mais estações definidas e que, portanto, não devemos respeitar cegamente essa divisão climática, mas sim observar os ciclos da moda.
Lembrou, ainda, que as atuais circunstâncias da economia internacional exigem que sejamos mais contidos no desenvolvimento de coleções, apostando na leveza e na neutralidade
Marie Rucki disse acreditar que hoje, mais do que marcas, temos de valorizar o criador, acompanhando seu trabalho por algum tempo a fim de verificar se ele se preocupa com a constante reciclagem de seu repertório.
De acordo com a diretora do Berçot, o processo de criação é composto pelas seguintes etapas:
1. Seleção justificada de informações;
2. Seleção de ideias, com instinto e sensibilidade;
3. Vasta pesquisa de imagens, na qual é fundamental selecionar e eliminar por muitas vezes até que se atinja algo bastante claro.
Marie Rucki recomendou a nós brasileiros que tentemos produzir uma moda que pareça uma "fantasia controlada", buscando ao máximo a limpeza, a nitidez e a construção perfeita.
Ao final, Rucki fez previsões sobre o futuro da moda. Disse que corremos o risco de haver uma uniformização, o que significaria o fim da moda. Mas acredita na possibilidade de revertermos essa tendência caso consigamos atribuir personalidade às criações, seja observando as expressões culturais locais, seja aumentando constantemente o repertório pessoal.



            
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou desse post? Conte aí!