terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Por um mundo melhor...

Já que este Blog pretende se transformar num espaço aberto a debates em torno de uma moda mais acessível, consciente e engajada, nada melhor do que estrearmos a arena com o tema da responsabilidade social. Especialmente no dia de hoje, em que vivemos a ressaca de uma noite na qual a natureza mostrou a sua força diante da ignorância dos habitantes da maior cidade da América Latina. Hoje também completa um ano do grande terremoto que atingiu o Haiti e deixou 250 mil mortos. A natureza, realmente, tem se revoltado contra nós...
Que tal refletirmos um pouco sobre a nossa responsabilidade diante desses eventos? De que maneira a Moda pode contribuir para evitar que as próximas gerações tenham de sobreviver em um planeta devastado e insalubre?
Na minha opinião, a expressão "responsabilidade social" possui uma abrangência semântica muito maior do que aquela frequentemente aplicada. Ser responsável socialmente significa contribuir para o bem comum, fazer a sua parte nas pequenas atitudes do cotidiano.
Para entendermos, então, o significado desse conceito tão abrangente, temos de adaptar exemplos micro ao contexto macro. Assim, poderíamos dizer que ao consumirmos alimentos cultivados por pequenos agricultores familiares, sem a presença dos intermediários e dos grandes monopolizadores do mercado, estaremos contribuindo para a distribuição da riqueza e, consequentemente, agiremos com responsabilidade social.
Bom, estas são apenas interpretações de um conceito que podemos aplicar de incontáveis maneiras.
Feita essa extensa introdução, passemos a aplicar à Moda o conceito de responsabilidade social. E é com grande satisfação que eu apresento exemplos muito interessantes dessa vertente engajada de um universo tão egoísta e fútil.


O primeiro deles é o da marca Levi´s, que lança neste mês de janeiro uma linha de jeans ecologicamente correta chamada “Water<Less”. Trata-se da redução de 28% a 98% do consumo de água em sua produção. Isso significa que, enquanto as peças tradicionais necessitam de 42 litros de água em sua confecção, o novo jeans utiliza de 2 a 31 litros. De acordo com a marca, foram produzidos mais de 1,5 milhões de peças da linha Water<Less, incluindo os clássicos Levi´s 501, 511 e 514, o que resultou na economia de 16 milhões de litros de água.
É, mas enquanto eu escrevia, pensava: se é possível confeccionar o jeans economizando toda essa quantidade de água, por quê a empresa continua produzindo no método tradicional?
Aguardarei respostas...

 

Outra grande multinacional da Moda que vem produzindo peças ecologicamente corretas é (por incrível que pareça!) a Nike. A marca acaba de lançar três modelos de tênis feitos a partir de reciclagem de revistas. São eles o “Women’s Premium Print Pack”, com três tênis femininos: Nike Flash Macro Premium, Nike Blazer Mid Premium e Nike Air Rift Premium.


Os tênis são confeccionados com tiras de papel reciclado e as páginas das revistas recortadas recebem um tratamento especial que garante resistência e durabilidade igual a de qualquer outro tênis da marca. Além de produzidos em baixa escala, são peças exclusivas devido à variedade de publicações utilizadas para compor o cabedal reciclado.
Por enquanto, somente as lojas europeias e chinesas receberão a série limitada em janeiro. Ainda não há previsão de lançamento para o mercado brasileiro. Já é um bom começo.



A Dior também entrou nessa onda e lançou uma coleção de sapatos veganos, numa campanha encabeçada por Natalie Portman. Os sapatos são confeccionados sem a utilização de qualquer material de origem animal. A atriz já vinha desenhando alguns sapatos da marca, especialmente para ela. Devido ao sucesso dos modelos, neste ano a empresa optou por lançar toda a coleção vegana.


Bom, deixo aqui meu apelo aos meus queridos seguidores: vamos construir um mundo melhor para as gerações que nos sucederão?





2 comentários:

  1. O meu comentário, é óbvio, é muito suspeito. Mas o fato é que o texto é muito bom. É contextualizado com os acontecimentos recentes, é informativo e traz uma boa dose de reflexão.
    Parabéns!! Muitos bjsss!!

    ResponderExcluir

O que achou desse post? Conte aí!